facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup
Fitness trends 2022 - featured - share CREDIT Polar

Ano Novo, NOVO VOCÊ: as principais tendências fitness para 2022 estão aqui!

2021 foi o ano em que encontramos nosso rumo em um mundo em constante mudança. Em todo o mundo, abraçamos nossa necessidade de nos adaptarmos – encontrar novas maneiras de treinar em casa ou participar de eventos de corrida quando começaram a voltar aos poucos. Nós aceitamos o fato de que a vida seria um pouco diferente por algum tempo e aprendemos a apreciar as novas oportunidades de exercício e tendências fitness que descobrimos com a necessidade de mudar.

Então, o que isso significa para 2022? Agora que o ano novo chegou, o que podemos esperar dele daqui para frente? Bem, compilamos os insights da pesquisa anual mundial do ACSM’s Health & Fitness Journal e combinamos isso às nossas tendências de atividade física para trazer uma previsão para você para este ano. Como você acha que será 2022?

insights APRIMORADOS

Não é nenhuma novidade que todos os entrevistados pelo ACSM são muito ligados aos dados (com a tecnologia wearable liderando a pesquisa de tendências fitness) porque os insights que eles fornecem significam que você pode treinar de modo mais inteligente, sem pegar mais pesado. Além disso, eles podem ajudar na prática de mindfulness e melhorar seu sono e recuperação.

Ah sim, nós adoramos estar na moda! Mas os relógios esportivos da Polar são mais do que uma moda passageira. Há mais de 40 anos, desde 1977, a Polar vem monitorando a frequência cardíaca de usuários ao redor do mundo. Sabemos por que a tecnologia wearable é parte integral do futuro da atividade física.

Então, como será a tecnologia wearable em 2022? Tudo gira em torno da orientação integrada, volta por volta, da plataforma de tecnologia de navegação Komoot para que você possa experimentar a corrida em trilha. Seu monitoramento é superior, e cada batimento cardíaco é monitorado com precisão graças à tecnologia OHR do Polar Precision Prime™. Todos os seus dados – treinos, frequência cardíaca, tempo de sono, recuperação do sistema nervoso – são interpretados para que você possa obter o máximo da rotina diária sem exageros com o Polar Training Load Pro™.

fitness trends

microtreinos no home office

Todos nós estamos acostumados a trabalhar em casa agora – e a treinar em casa também. Então, não é surpresa para ninguém que as academias domésticas estão em segundo lugar no relatório de tendências de atividade física do ACSM para este ano.

O microtreino é uma maneira de manter a forma em casa que achamos que será uma forte tendência para este ano. Esses são movimentos rápidos de força que você faz ao longo do dia. Eles podem levar poucos segundos ou minutos, podem ser estruturados ou não estruturados, e você pode fazê-los nas horas mais corriqueiras do seu dia, como ao esperar o café da manhã ficar pronto ou enquanto vai buscar as correspondências.

O objetivo é simples: manter-se ativo ao longo do dia. Os microtreinos podem ser qualquer coisa, como uma série de agachamentos ou 100 polichinelos. Esses treinos curtos e de alta intensidade são uma ótima maneira de interromper sua rotina e combater os riscos à saúde pela falta de movimentação prolongada. 

A melhor parte deles? Eficiência. Vamos supor que sua meta seja de 200 polichinelos. Se você dividir isso em 20 polichinelos por vez, levará um total de 10 minutos – distribuídos ao longo do dia – para alcançar sua meta.

Experimente o Gerador de Treinos da Polar para ter ideias novas (e de graça!) de treinos, de acordo com as suas necessidades.

dEVAGAR E SEMPRE NA CAMINHADA

Outro hábito que aumentou na era da pandemia, e promete ser uma das grandes tendências fitness para este ano, foi o de se exercitar ao ar livre – e concordamos que continuará sendo uma grande tendência em 2022. Acreditamos que uma atividade ao ar livre terá mais adeptos neste ano: a caminhada.

Muitas vezes subestimada, a caminhada é um treino fenomenal que traz enormes benefícios à saúde. Fazer caminhadas regulares melhora seu condicionamento cardiovascular, reduz o risco de doenças cardíacas e derrames, alivia a depressão e ajuda a manter um peso saudável.

Para muitos, caminhar foi a melhor maneira de suportar mais um ano de interrupções e restrições pandêmicas. Acreditamos que fazer caminhadas tomando café, para ir ao trabalho ou a um encontro, continuará sendo uma escolha popular em 2022.

O HIIT VEIO PARA FICAR

Por ser um dos pilares das cinco principais tendências fitness desde 2014, esperamos que o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) permaneça em 2022. Não há melhor maneira de ter um treino completo e sem academia do que com alguns circuitos intensos, especialmente para trabalhadores que não têm muito tempo livre. Resumindo, os resultados que você pode alcançar são inegáveis.

O HIIT envolve eficiência de movimento e treino, o que se encaixa perfeitamente com nosso novo estilo de vida saudável. Você pode praticar o HIIT em qualquer lugar: na sala, ao ar livre ou até mesmo em um estúdio especializado.

É claro que muita “alta intensidade” não é uma coisa boa. Sempre deve haver variedade em seu treino e tempo suficiente para se recuperar adequadamente após um treino intenso (confira algumas novas ideias na próxima tendência abaixo). Também temos um treino anti-HIIT e recomendamos adicioná-lo ao seu plano de treino quando estiver a fim de algo de baixa intensidade.

Pronto para o HIIT? Experimente um dos nossos treinos – em casa ou ao ar livre!

virtualmente tudo é possível

Em 2021, houve muito streaming de treinos, com muitas marcas fitness de renome criando serviços de transmissão virtual por assinatura, projetados para replicar uma sessão de grupo guiada no conforto, conveniência (e segurança) da sua casa.

Em 2022, esperamos ver essa mudança ainda mais elevada com a introdução da realidade virtual no mundo dos treinos em casa. Com um headset de realidade virtual, você pode acessar serviços por assinatura, como o Supernatural, que dão acesso a locais virtuais onde você pode se exercitar enquanto interage com elementos virtuais.

De Galápagos à Grande Muralha da China, você transforma sua casa em um lugar incrível para se exercitar. Além disso, eles têm a comediante e estrela de Girls Trip, Tiffany Haddish, como treinadora convidada, para que você dê umas boas risadas durante o treino sem sair de casa.

Exercício como remédio

Os benefícios para a saúde da nutrição e da atividade física são frequentemente estudados separadamente. No entanto, está ficando cada vez mais claro que uma combinação de nutrição e atividade física pode render consequências positivas mais significativas para a saúde e estimular o sistema imunológico quando comparada a estratégias que se concentram apenas em um ou outro. Esses benefícios potenciais de imunidade e suscetibilidade a infecções são significativos, mas muitas vezes amplamente ignorados. 

Atividade física e nutrição são os componentes essenciais de um estilo de vida saudável, melhorando a composição corporal, a saúde musculoesquelética e o desempenho físico e cognitivo. A atividade física ideal e a nutrição adequada também são vitais para prevenir doenças metabólicas, como obesidade, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.

Também foi observado que o exercício prolongado e o treino intenso estão ligados a um risco maior de infecção. Ciclos agudos de exercícios extenuantes causam uma diminuição temporária da função imunológica que pode durar 24 horas após o treino. Exercícios de baixo impacto, como ioga, podem ajudar a melhorar o sistema imunológico. Uma prática de ioga consciente também ajuda a remover bloqueios internos e permite que o sangue e a energia fluam livremente pelo corpo. Isso levará a um excelente sistema circulatório, a um sistema nervoso calmo e, consequentemente, a um sistema imunológico que funciona bem.

Que tal praticar ioga para melhorar sua imunidade? Aqui está uma sessão de 30 minutos para praticantes novatos e avançados.

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

A seguir

Retrospectiva Polar: Como os Brasileiros Treinaram em 2021

Descubra quais foram as modalidades mais treinadas, a velocidade média, e muito mais sobre os hábitos dos brasileiros em 2021.

LEIA A SEGUIR

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.