facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup

Retrospectiva Polar: Como os Brasileiros Treinaram em 2021

Fim de ano combina com retrospectiva – é hora de olhar para todas as conquistas e metas alcançadas no ano em que se passou para começar a se programar para o próximo.

E nada melhor do que contar com os dados precisos da plataforma Polar Flow para avaliar como foram os hábitos de atividade física dos brasileiros em 2021.

Prepare-se para uma viagem de volta ao passado: é hora de mergulhar nos dados do Flow!

CORRIDA: CAMPEÃ DAS MODALIDADES

Pelo terceiro ano consecutivo, a Corrida foi a modalidade esportiva favorita dos brasileiros ao longo do ano. O número de sessões de treino de Corrida cresceu 10% em 2021 quando comparado com 2020, e 52% quando comparado com 2019.

Já o segundo esporte mais praticado foi o Treino de Força, modalidade que em 2021 teve a maior adesão de treinos dos últimos três anos, seguido pela Caminhada, “Outro de interior” e pelo Ciclismo, respectivamente.

Um ano mais veloz

Ainda no campo da Corrida, os corredores brasileiros têm mais um dado para se orgulhar: em 2021, nós fomos mais rápidos. O ritmo médio dos treinos de Corrida caiu de 6:40min/km para 6:30min/km (ou, falando de velocidade, aumentou de 9km/h para 9,2km/h).

A distância média percorrida por treino também aumentou ligeiramente: de 6,8km por treino em 2020, para 6,9km, em média, em 2021.

OUTUBRO: o mês DOS CORREDORES

O mês de Outubro representa o período em que os brasileiros mais correram (em quilômetros) no ano de 2021 – marcando a retomada de provas e competições no país. Já no ano de 2020, o mês com mais quilômetros rodados na corrida tinha sido de Fevereiro (pré-lockdown) e em 2019, Junho, período onde as principais maratonas do Brasil normalmente acontecem.

Outubro também foi o mês que os brasileiros correram mais rápidos: o ritmo médio chegou a 06:10min/km (ou 9,7km/h) neste mês, o mais rápido desde Janeiro de 2019.

TERÇA-FEIRA: MELHOR DIA PARA CORRER

Tanto em 2020, quanto em 2021, o dia da semana mais popular para os treinos de Corrida é a terça-feira. As horas mais populares para correr, segundo os brasileiros, são às 6h e 7h da manhã, seguidas pelos horários da tarde: 18h e 17h.

Além disso, a data em que os brasileiros mais se exercitaram foi: 16 de março, com a maior somatória de treinos sincronizadas no Flow em 2021.

A VOLTA DA NATAÇÃO

Outros dados interessantes são em relação à Natação: a modalidade voltou a ser praticada em 2021, levando em consideração que em 2020 os dados da prática chegam a ser quase nulos – muito provavelmente por conta do lockdown de piscinas, clubes, restrições de viagens e entre outras medidas preventivas à Covid-19.

O ANO DAS MARATONAS

O número de maratonas, ou seja, treinos de 42 quilômetros, percorridos por usuário aumentou em 58% em relação a 2020: os brasileiros correram mais a distância de uma maratona em 2021.

Em geral, em 2021 o número total de sessão de treinos aumentou 22% por pessoa, e a média de horas treinadas por pessoa também aumentou 24%, em relação a 2020.

Apesar de todas as dificuldades e incertezas, 2021 se mostrou um ano de evolução no que diz respeito aos treinos. E você, já conferiu a sua retrospectiva de treinos em 2021?

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

Fitness trends 2022 - featured - share CREDIT Polar
A seguir

Ano Novo, NOVO VOCÊ: as principais tendências fitness para 2022 estão aqui!

Quando o assunto é tendências fitness, o ano de 2022 promete novidades: de treinos rápidos em meio ao home office à realidade virtual.

LEIA A SEGUIR

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.