facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup

Praticar atividade física e comer bem traz felicidade, diz estudo

Já dizem há muito tempo que, se praticarmos atividades físicas, comermos bem e tivermos o tempo suficiente de sono e recuperação, nossa saúde melhorará. Uma estratégia simples, mas algo que muitos de nós lutamos para manter o tempo todo.

No entanto, um novo estudo descobriu que praticar atividade física regularmente e comer frutas e verduras também melhora nossa sensação geral de bem-estar, vinculando a “relação entre estilo de vida e satisfação com a vida”.

Nossas estimativas IV estágio 2 mostram claramente que frutas e vegetais e atividades esportivas (ambos investimentos em um futuro fisicamente saudável) são muito eficazes para melhorar o bem-estar subjetivo.

Lifestyle and Life Satisfaction: The Role of Delayed Gratification.

Conduzido por pesquisadores da Universidade de Kent e da Universidade de Reading, publicado no Journal of Happiness Studies, esse estudo começou a usar duas métricas simples de estilo de vida – consumir frutas e verduras e praticar atividade física – para ver se havia alguma diferença no bem-estar dependendo de fatores como idade, educação, região, renda ou sexo.

Os resultados? Embora tenha havido alguma variação dentro de cada categoria quanto ao impacto positivo, ainda foi significativamente positivo no geral, o que significa que todos podem esperar mais felicidade se praticarem atividade física e comerem bem.

Por que criar esse estudo?

work out and eat well

Das iniciativas de “segunda-feira sem carne” a caminhar, correr ou pedalar até o trabalho, houve um grande impulso na última uma ou duas décadas em direção a escolhas de estilo de vida que não apenas nos beneficiam individualmente, mas também ao meio ambiente. No entanto, ao mudar nosso estilo de vida e fazer as coisas que nos dizem que “nos farão bem”, ficamos mesmo mais felizes?

Ao analisar o impacto dessas mudanças no bem-estar individual… consideramos se essas mudanças vêm às custas do prazer afetivo e/ou da satisfação com a vida a longo prazo.

Lifestyle and Life Satisfaction: The Role of Delayed Gratification.

A equipe de pesquisa analisou dados de um estudo longitudinal, o Understanding Society, que envolveu 14.159 indivíduos (5.926 homens e 8.233 mulheres) de 40.000 famílias do Reino Unido. Eles tinham interesse em ver se as pessoas que “investiam” na saúde, comendo frutas e verduras e praticando atividade física, também relatavam níveis positivos de satisfação com a vida. 

Um aspecto interessante desse estudo foi a correlação entre autocontrole e satisfação com a vida. As pessoas que viram o benefício da “gratificação adiada” para o futuro comendo bem e praticando atividade física se sentiram melhor sobre suas vidas do que aquelas que fizeram coisas para se sentirem bem no curto prazo (não necessariamente sendo tão saudáveis). Então, esse estudo foi centrado nos benefícios da gratificação adiada.

Gratificação adiada: sistemas afetivos x deliberativos

O consumo de frutas e verduras e a atividade esportiva são muitas vezes realizados como investimentos em um futuro mais saudável e não porque trazem prazer imediato.

Estudo Lifestyle and Life Satisfaction: The Role of Delayed Gratification.

Esse estudo analisou pesquisas anteriores sobre o “modelo de decisão dupla” do cérebro, que envolve duas partes separadas do cérebro: o sistema “afetivo” e o sistema “deliberativo”.

O sistema afetivo do nosso cérebro recebe informações sensoriais, o que nos leva a ter reações emocionais, como raiva ou felicidade. É também a área relacionada ao “consumo instintivo” devido a essas emoções, como a alimentação confortável.

work out and eat well

As pessoas que são capazes de adiar a gratificação são mais propensas a ter estilos de vida saudáveis (consumir frutas e verduras e praticar atividade física) do que as pessoas que desejam gratificação instantânea.

Estudo Lifestyle and Life Satisfaction: The Role of Delayed Gratification.

Nosso sistema deliberativo é a parte de nosso cérebro que lida com pensamento abstrato, planejamento e outros processos cognitivos superiores. É a área que nos ajuda a entender as consequências de nossas ações a longo prazo e a ter um pouco mais de visão de futuro.

Quando se trata de nutrição, não é surpresa que nosso sistema afetivo adore o tipo de comida que nos dá gratificação instantânea. Uma dieta rica em gordura, açúcar, carboidratos e carne nos dá prazer a curto prazo, mas nem sempre é bom para nós a longo prazo.

Como alternativa, nosso sistema deliberativo pode reconhecer os benefícios se praticarmos atividades físicas e comermos bem. Ele entende que, ao adiar a gratificação, acabamos melhorando nossa saúde e felicidade a longo prazo

A neurociência da sua resolução de ano-novo

Uma parte muito relacionável deste estudo foi como essas duas partes diferentes de nossos cérebros lutam com situações do tipo fazer resoluções de Ano-Novo. Nosso sistema deliberativo essencialmente estabelece metas com boas intenções, mas nosso sistema afetivo não vê sentido em segui-las.

O planejador tem objetivos diferentes do executor e é claro que o planejador que estabelece as resoluções de ano novo é, em muitos casos, derrotado pelo executor que as quebra ao se concentrar nos ganhos de consumo de curto prazo.

Estudo Lifestyle and Life Satisfaction: The Role of Delayed Gratification.

Portanto, nossas resoluções dependem da nossa capacidade de adiar a gratificação e focar nos benefícios de longo prazo, em vez de ceder às “tentações” mais imediatas. Talvez uma das maneiras de nos ajudarmos a curto prazo seja focar em como tornar a alimentação saudável e a prática de atividade física um hábito para que possamos colher os frutos mais tarde.

Resumindo, essa pesquisa mostra o quanto nossa capacidade de exercer o autocontrole pode aumentar nossa felicidade e aumentar nossa sensação geral de bem-estar, o que é mais um incentivo para praticar atividade física e comer bem. Afinal, quem não gostaria de ser um pouco mais feliz? ?

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.