facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup

Caminhando por mais Saúde: Benefícios da Caminhada para seu Condicionamento Físico

Sempre visto como um exercício muito básico e por vezes negligenciado pelos amantes do mundo fitness, a caminhada tem diversos tipos de benefícios que não podem ser deixados de lado, apesar de parecer um tipo de atividade que não exige tanto de quem a executa.

Muitos costumam ver a corrida como uma porta de entrada para se manter em forma e se esquecem que uma simples caminhada funciona muito bem como forma de cardio, além de ser um ótimo aquecimento para exercícios mais pesados, como musculação e CrossFit. Caminhar de forma regular é uma forma incrível e super simples de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a circulação, aliviar a pressão, ajuda a manter o peso e a boa forma e, de acordo com especialistas, até diminuir o risco de depressão.

Continue lendo para descobrir alguns fatos e números divertidos sobre nossos exercícios de caminhada, de acordo com os dados da Polar.

Muito se falou da pandemia de COVID-19 em 2020, e sobre as diversas restrições que fomos submetidos durante o tempo de quarentena e o distanciamento social. Assim, a caminhada foi uma das alternativas mais usadas para quebrar um pouco essa rotina que tanto nos afetou durante esse início pandêmico. 

Dados revelam o quanto a caminhada durante esse período ajudou todas as pessoas a manterem uma rotina saudável, apesar de tudo e que muitos aderiram a atividade como uma forma de lazer e que entenderam os principais benefícios dela.

Como resultado, a pesquisa anual mundial do ACSM Health & Fitness Journal destaca a atividade como uma tendência fitness para 2022.

UM EXERCÍCIOS PARA TODAS AS IDADES

As caminhadas costumam ser uma parte importante da rotina de exercícios físicos da meia-idade para idosos. Porém, por mais incrível que pareça, a chamada “geração z” (jovens de 16 a 29 anos) está usando cada vez mais essa atividade como forma de se manter em forma e colhendo todos os seus benefícios. Diferente do estávamos acostumados, onde as gerações mais novas se utilizavam de atividades físicas de alto impacto e ficavam na dúvida entre cardio ou musculação, durante esses anos as novas gerações preferiram aderir a caminhada. No gráfico podemos ver um aumento considerável de 25% dessa atividade entre os anos de 2020 a 2021.

o QUANTO NÓS ANDAMOS

Apenas uma caminhada rápida de 10 minutos por dia traz alguns benefícios para a saúde, mas uma vez que caminhadas curtas se tornam um hábito, por que parar por aí? Através dos dados coletados dos wearebles Polar, conseguimos informações para entender ainda mais como esse crescimento virou tendência nessas duas formas: tanto em distância, quanto em tempo. Em média, cada sessão de caminhada dura cerca de uma hora e percorre uma distância de 4,5 km.

Mesmo que o ritmo da caminhada seja de leve a baixa intensidade, as caminhadas nos ajudam a queimar o excesso de calorias, equilibrar o metabolismo e, eventualmente, nos ajudar a diminuir nossa cintura. Em média, os usuários da Polar queimaram 364 calorias por caminhada

mais caminhada, mais passos

Evidentemente, a popularidade de exercícios de caminhada aumentaram a quantidade de passos que nós damos diariamente. Houve um aumento muito considerável dessa métrica em 2021, atingindo um pico de quase 10.000 passos mensais por usuário, ao longo dos meses de Junho a Setembro. Aqui temos os dados de 2019, 2020 e 2021 para comparação:

passeios de domingo

Para a maioria, os treinos de caminhada fazem parte da rotina de treinos e ocorrem várias vezes por semana. Os dados mostram que as sessões de caminhada são distribuídas ao longo da semana, sendo os domingos o dia mais popular:

Uma tendência global

Seja nas profundezas das florestas da Finlândia ou nas ruas de uma movimentada metrópole europeia, o desejo de passar tempo ao ar livre e caminhar é universal. Estamos vendo a caminhada se tornar mais popular em todo o mundo e ocupar uma parte maior do tempo gasto com exercícios.

Em vários países, quase um em cada cinco treinos é simplesmente uma caminhada rápida:

Aproveite o máximo da sua caminhada

Os benefícios obtidos através das caminhadas são inúmeros – além da visível melhora física, o aumento da endorfina causado durante a atividade vai te ajudar a se manter mentalmente mais saudável, diminuindo a ansiedade e aumentando a sensação de bem-estar.

Por isso também existem algumas recomendações sobre essa atividade que podem ser levadas em consideração na hora da atividade:

  • Para obter resultados, nem sempre a atividade precisa contar com uma alta intensidade, pois caminhadas mais leves também tem um grande impacto na saúde cardiovascular, com ótimos resultados visíveis.
  • Exercícios de caminhada de alta intensidade, como a caminhada nórdica (usando bastões de caminhada) podem ser uma boa maneira de amplificar os resultados positivos da caminhada ao redor do corpo, utilizando mais músculos.
  • Mudar o terreno de suas caminhadas também pode dar variedade à intensidade do treino. Por exemplo, subir ou descer ladeiras pode ter um grande impacto na intensidade de um treino de caminhada e pode gerar resultados ainda maiores.
  • É recomendável caminhar com um grupo de pessoas para tornar a atividade mais uma experiência social. Embora isso possa não melhorar sua saúde fisiológica, pode ter um impacto positivo em sua saúde mental e níveis de estresse.
  • Monitorar a frequência cardíaca durante sua próxima caminhada pode ajudar você a otimizar seu exercício e aprender mais sobre suas zonas de frequência cardíaca em diferentes contextos, garantindo o máximo proveito de suas caminhadas.

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

Fitness trends 2022 - featured - share CREDIT Polar
A seguir

Ano Novo, NOVO VOCÊ: as principais tendências fitness para 2022 estão aqui!

Quando o assunto é tendências fitness, o ano de 2022 promete novidades: de treinos rápidos em meio ao home office à realidade virtual.

LEIA A SEGUIR

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.