facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup

Triathlon: Como iniciar na modalidade do nada, pedala e corre

Nadar, pedalar e correr ao mesmo tempo parece uma loucura e um tremendo desafio. Só que para uma parcela dos esportistas, o Triathlon que engloba essas três modalidades, é uma forma de desafiar os seus limites e se conectar com diversas camadas da sua vida. Em alta desde a pandemia, segundo pesquisa da plataforma Ticket Sports, esse esporte que é desejado por muitos, ainda gera dúvidas e uma delas é: como posso iniciar essa atividade?

Pensando em ajudar toda comunidade esportiva a começar com segurança no esporte, resolvemos escutar um dos nossos embaixadores, o triatleta profissional e IronMan, Thiago Vinhal. Com anos de experiência, ele esclarece algumas dúvidas e mostra que o Triathlon não é nenhum bicho de sete cabeças.

A primeira coisa é saber que o Triathlon não é a compra de equipamento, o Triathlon é comportamento, decisão e entendimento entre as modalidades.

COMO COMEÇAR?

A pergunta parece óbvia, mas o primeiro passo é entender sobre o esporte e ter um ponto de chegada. Essa mentalidade acontece, porque o Triathlon é mais que uma modalidade e sim um estilo de vida.

“A primeira coisa é saber que o Triathlon não é a compra de equipamento, o Triathlon é comportamento, decisão e entendimento entre as modalidades. O praticante precisa conectar a corrida, natação e o ciclismo com a vida social e o descanso, para que ele consiga encontrar um equilíbrio”, explica o atleta.

Outro ponto importante é entender que a orientação profissional é essencial neste desafio. “Quando o atleta inicia uma nova modalidade, ele precisa de um treinador especializado que vai conseguir entender a sua rotina atual e os seus objetivos. Esse professor irá orientar esse praticante para que encontre a conexão entre seus objetivos e obrigações cotidianas”, completa o embaixador.

DESAFIOS EXIGEM METAS

Quando desejamos alcançar novos objetivos é preciso estabelecer metas de curto e longo prazo. Essa teoria adotada em diversas áreas, não foge do Triathlon e deve ser levada com seriedade.

“Sempre quando iniciamos qualquer projeto, precisamos de um ponto de chegada, uma data definida e é lógico, uma rotina bem estruturada. Sonhar grande para quem está começando é realmente como pensar em grandes desafios, e a gente tem que fazer o impossível virar possível no dia a dia”, comenta Vinhal.

Além dessas metas, outro grande aliado nesse processo é a tecnologia dos relógios esportivos. “A tecnologia é uma parceira na evolução de qualquer atleta, porque a partir do momento que você tem o seu relógio, números sobre o seu condicionamento e batimentos cardíacos são oferecidos e acabam servido de parâmetros de evolução”, destaca o IronMan.

VANTAGE V3: A FERRAMENTA PARA O SUCESSO NO TRIATLHON

Último lançamento da Polar, o Vantage V3 pode ser a ferramenta que contribuirá para o seu sucesso na modalidade. Inspirado em todos que desejam levar uma vida de atleta, o relógio eleva o seu nível de desempenho com a potência de uma nova tecnologia, o Polar Elixir™.

“Esse produto fornece uma série de dados que servem de parâmetros no Triathlon. O esporte global é formado por tudo isso, um mix de fatores qualitativos que também são fatores emocionais, e com o V3 conseguimos mensurar toda energia física que gastamos no dia a dia”, destaca Thiago Vinhal.

Para conhecer mais o novo Polar Vantage V3, entre em polar.com/br e desfrute dessa experiência.

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.