facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup
heart rate variability

Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC): Tudo o que Você Precisa Saber

Métricas e dados avançados já foram algo que beneficiavam apenas atletas profissionais com acesso a tecnologia de ponta e uma equipe de especialistas médicos. Felizmente, os avanços na tecnologia tornaram o recebimento de dados como a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) mais acessível do que nunca. 

Hoje em dia, é fácil verificar a saúde do seu sistema cardiovascular e o progresso (ou a falta dele) do seu plano de treino atual. Seja você um corredor, ciclista ou entusiasta fitness, é importante entender como a variabilidade da frequência cardíaca pode ser usada em seu benefício. Então, explicamos aqui o que é a VFC – e como e por que monitorar essa métrica.

O que é Variabilidade da Frequência Cardíaca?

Enquanto frequência cardíaca se refere ao número de vezes que seu coração bate por minuto, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) mede o tempo entre cada batimento cardíaco. Também conhecida como intervalo R-R, essa variação de intervalo de batimento a batimento é medida em milissegundos e pode variar dependendo de vários fatores.

Por exemplo, o intervalo entre os batimentos cardíacos é geralmente mais longo na expiração e mais curto na inspiração. Portanto, mesmo que sua frequência cardíaca seja de 60 batimentos por minuto, o tempo entre essas batidas raramente é de um segundo exato. No mesmo minuto, você pode ter um intervalo de 0,8 segundo entre um conjunto de pulsações e, em seguida, um intervalo de 1,13 segundo entre outro conjunto.

Isso pode parecer excessivamente científico e talvez não tão útil para o atleta amador comum. No entanto, ser capaz de responder à pergunta “o que é VFC?” pode, de fato, fornecer informações importantes sobre sua saúde geral e a progressão do seu atual plano de treino.

Há uma variedade de fatores que podem influenciar ou alterar suas métricas de VFC. Eles incluem:

  • Respiração
  • Volume e intensidade de exercícios
  • Descanso e recuperação dos treinos
  • Hormônios
  • Metabolismo
  • Condições de saúde crônicas
  • Estresse
  • Hábitos de sono e qualidade do sono
  • Dieta
  • Idade e sexo
  • Genética

Outra razão para essa grande variação na frequência cardíaca é o nosso sistema nervoso. Seu sistema nervoso parassimpático recebe informações de seus órgãos, o que pode causar uma diminuição na frequência cardíaca. Por outro lado, seu sistema nervoso simpático reage a fatores externos, como exercícios e estresse, e pode aumentar sua frequência cardíaca.

Esses sinais simultâneos que duas ramificações do nosso sistema nervoso enviam ao nosso coração fazem com que ele flutue constantemente, tendo influência direta nos números de variabilidade da frequência cardíaca.

O que é Variabilidade Média da Frequência Cardíaca?

Como vimos, a variabilidade da frequência cardíaca pode depender de vários fatores diferentes. Isso a torna uma métrica altamente individualizada que pode ser difícil de comparar de pessoa para pessoa. Monitorar esses dados para tendências em suas próprias métricas basais da variabilidade da frequência cardíaca pode ser mais útil. 

Dito isso, os altos números de variabilidade da frequência cardíaca podem ser um indicador de que seu coração está funcionando bem, adaptando-se a estressores ambientais e vendo um aumento no nível de condicionamento físico. No entanto, lembre-se de que essa métrica pode ser sensível e flutuar de um dia para o outro.

Em geral, pessoas mais jovens tendem a ter números de VFC mais altos do que pessoas mais velhas. Os homens geralmente têm números mais altos do que as mulheres, e os atletas de elite têm números mais altos do que quase todos os outros.

O que uma variabilidade da frequência Cardíaca Baixa significa?

Sua saúde geral e bem-estar têm uma forte influência em sua expectativa de vida, felicidade e qualidade de vida. Acompanhar as métricas de variabilidade da frequência cardíaca pode fornecer informações surpreendentes, como monitorar seus níveis de condicionamento físico ou entender como fatores externos podem ter um impacto negativo. 

Por exemplo, má nutrição, sono insuficiente, doença ou aumento do estresse podem fazer com que seus números de VFC diminuam. Ao monitorar essa métrica, você pode fazer os ajustes necessários para resolver esses problemas para que sua saúde não comece a enfraquecer.

Má nutrição, sono insuficiente, doença ou aumento do estresse podem fazer com que seus números de VFC diminuam.

Para corredores, ciclistas ou entusiastas fitness, a variabilidade da frequência cardíaca pode ajudar você a acompanhar a progressão do seu treino. Isso inclui o quão descansado você está de um treino e quão bem seu corpo será capaz de tolerar outra sessão intensa. 

Um bom exemplo disso é como a baixa variabilidade da frequência cardíaca geralmente ocorre após um treino intenso ou extenuante. Com descanso e recuperação adequados, seus números aumentarão novamente em um ou dois dias, um indicativo de que você está pronto para outro treino intenso.

À medida que você ganha condicionamento cardiovascular, você deve começar a ver sua variabilidade da frequência cardíaca melhorar lentamente. Se você ainda tiver uma métrica de VFC baixa, pode ser que não esteja descansando e se recuperando o suficiente ou que precisa ajustar seu plano de treino. Usar essa métrica a seu favor pode ajudar você a treinar com mais eficiência e tirar o máximo proveito de seu regime de condicionamento físico sem correr o risco de lesões ou doenças.

Como Monitorar a Variabilidade da Frequência Cardíaca

Graças aos avanços tecnológicos, você não precisa mais de um laboratório especializado ou de um médico para medir e analisar seus dados de variabilidade da frequência cardíaca. Um monitor de frequência cardíaca de qualidade, como o Polar Vantage V2, fornecerá todas as informações de monitoramento da VFC que você precisa – além de informações sobre suas calorias, sono, frequência cardíaca e outros dados relacionados ao seu treino.

Para obter a leitura de VFC mais precisa possível da Polar, você também precisará de uma cinta peitoral de frequência cardíaca e do aplicativo Polar Flow. Com essas ferramentas de teste de VFC, seus dados podem ser medidos fazendo um Teste ortostático em seu dispositivo Polar.

Usar um monitor de VFC detectará alterações em seu sistema nervoso autônomo calculando sua frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca e qualidade do sono, além de considerar fatores como níveis de estresse e mudanças ambientais. Depois de analisados, seus dados serão exibidos no aplicativo Polar Flow para você monitorar.

Como os dados de variabilidade da frequência cardíaca podem ser sensíveis, é melhor fazer o teste regularmente no mesmo horário. Fazer o teste logo pela manhã é geralmente recomendado por esse motivo e pode ser uma boa maneira de avaliar o quão recuperado você está antes de começar o dia.

Depois de ter números basais, será fácil reconhecer as tendências que talvez precisem ser abordadas. Números que aumentam constantemente indicam progresso em seu condicionamento físico, já um declínio ou queda repentina de suas médias normais pode indicar a necessidade de resolver um problema subjacente, como sono ou estresse.

Dicas para Melhorar sua Variabilidade da Frequência Cardíaca

Melhorar sua saúde cardiovascular, resistência e variabilidade da frequência cardíaca andam de mãos dadas. Para quem busca melhorar essa métrica por motivos de saúde ou desempenho, aqui estão algumas dicas básicas que você pode usar para melhorar suas métricas de variabilidade da frequência cardíaca.

Programe dias de recuperação

Treinar intensamente por muitos dias consecutivos sem um dia de descanso ou recuperação pode deixar seu corpo esgotado. Por esse motivo, programe treinos de recuperação ativa ou dias de recuperação após um bloco de treino intenso.

Torne a Hidratação uma prioridade

Estar com o corpo hidratado pode melhorar a circulação e tornar mais fácil para o sangue fornecer oxigênio ao corpo. Isso pode ter um impacto direto no seu treino, saúde e estresse geral.

Leve a Nutrição a Sério

Você sabia que o álcool pode afetar a variabilidade da frequência cardíaca por até cinco dias? A má nutrição também pode ter um efeito semelhante em seus dados e afetar a forma como seu corpo se sente durante o treino.

Seja Consistente

Seu corpo se adapta à carga de treino mais facilmente quando se mantém a consistência. Isso pode envolver coisas como treinar na mesma hora do dia, ter um horário de sono definido e evitar aquelas noites aleatórias de compulsão alimentar nos fins de semana.

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

A seguir

Tudo Sobre VO2Máx: Seu Guia sobre o que, por que, para quem e como

Você sabia que entender seu VO2máx pode ajudá-lo a se tornar mais saudável e em forma? Veja como monitorar e melhorar este dado!

LEIA A SEGUIR

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.