facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup

Conheça o Polar Team Pro: Nosso Sistema De Monitoramento Para Times E Equipes esportivas

O mundo dos esportes coletivos e profissionais está evoluindo continuamente graças ao desenvolvimento de equipamentos cada vez mais precisos. À medida que o jogo evoluiu, os princípios de treinamento também evoluíram, o que levou à adoção de diferentes tipos de tecnologia para monitoramento de atletas e evolução nos treinos. E claro que nós, da Polar, sendo um dos pioneiros desse movimento de monitoramento da saúde, e constantemente investindo em inovações para proporcionar alto desempenho através de wearables esportivos, não iríamos ficar de fora dessa partida, né? Para tal, contamos com a solução Polar Team Pro, projetada para esportes coletivos profissionais.

Conheça mais sobre essa tecnologia de monitoramento a seguir:

O que é o Polar Team Pro?

O objetivo dessa nossa solução de monitoramento cardíaco e GPS é auxiliar treinadores, fisiologistas e preparadores físicos a otimizarem o treinamento e desempenho geral de seus jogadores, alcançando máxima performance com o mínimo de risco de lesões ou overtraining.

O sistema do Polar Team Pro consiste em três partes: 1) um conjunto de sensores com tecnologia Bluetooth, sendo destinado um sensor para cada jogador em campo, 2) uma base de recarga e sincronização de sensores, 3) o nosso exclusivo software de monitoramento e análise de dados, que cruza as informações monitoradas em campo com nossos poderosos algoritmos, gerando análises e previsões para orientar os profissionais do esporte durante os treinos.

O princípio de funcionamento do sistema é objetivo: durante cada sessão de treino ou jogo, os atletas utilizam os sensores que medem dados fisiológicos que são transmitidos em tempo real e simultaneamente para o treinador ou preparador físico, oferecendo um conjunto abrangente de detalhes para análise.

O objetivo da ferramenta é auxiliar treinadores, fisiologistas e preparadores físicos a otimizarem o treinamento e desempenho geral de seus jogadores, alcançando máxima performance com o mínimo de risco de lesões ou overtraining.

Os sensores do Polar Team Pro contam com medidor de frequência cardíaca e GPS, bem como medição de movimento baseada em inércia. Por meio da fusão dos sensores e algoritmos exclusivos da Polar, as funções ajudam a rastrear o posicionamento dos jogadores, medir a velocidade e a distância, acelerações, o número de sprints máximos, a cadência e a distância de corrida em zonas de velocidade exclusivas. Indicadores como Carga Cardiovascular, Carga Muscular e Carga de Treino, que monitoram a intensidade e o esforço de cada sessão, também são disponibilizados em detalhes com análise e métricas de recuperação.

A Tecnologia em ação

Utilizado atualmente em mais de 50 times profissionais, o Polar Team Pro auxilia no desempenho dos atletas de diversos times profissionais brasileiros, como é o caso do Cuiabá Esporte Clube. “O maior desafio da preparação física e da fisiologia do exercício é exatamente mimetizar em treinamento aquilo que acontece no jogo. A solução da Polar fornece os dados de monitoramento em tempo real, o que nos permite uma análise minuciosa para estabelecer a intensidade correta que o atleta tem que se submeter no treinamento e a quantidade correta de descanso para que ele possa chegar na hora do jogo e render de forma plena”, afirma Altamiro Bottino, coordenador científico do Cuiabá.

O maior desafio da preparação física é exatamente mimetizar em treinamento aquilo que acontece no jogo. A solução da Polar fornece os dados de monitoramento em tempo real, o que nos permite uma análise minuciosa para estabelecer a intensidade correta que o atleta tem que se submeter no treinamento.

“Em grandes clubes, temos pelo menos dois jogadores por posição. Através do estudo de dados ao longo da semana, conseguimos medir o desempenho dos jogadores e estabelecer qual atleta está apto a render mais naquela semana de acordo com a estratégia de jogo do treinador. A ferramenta é extremamente útil, facilitando o entendimento da comissão técnica das melhores escolhas de atletas para compor o elenco em relação a uma meta estabelecida por jogo”, complementa Altamiro.

O coordenador explica ainda que os dados que têm mais importância para os treinadores variam de comissão para comissão, mas entre os principais estão: frequência cardíaca, velocidade, aceleração, desaceleração, mudança de direção e distância total percorrida; e que todos esses têm o seu valor na estratégia do jogo, pois permitem a construção de um banco de dados do atleta para que seja possível acompanhar a evolução e desempenho dele.

A ferramenta é extremamente útil, facilitando o entendimento da comissão técnica das melhores escolhas de atletas para compor o elenco em relação a uma meta estabelecida por jogo

“Os dados influenciam de maneira muito importante – tanto para o atleta quanto para a comissão técnica, porque eles permitem o estabelecimento de critérios. Quando o atleta pergunta porque outro jogador entrou e ele ficou fora, você tem os dados para mostrar pra ele. Outro ponto é que todo mundo trabalha por uma meta e a ferramenta auxilia nessa definição. Todo mundo tem que ter um objetivo claro estabelecido para que o sujeito perceba se está atingindo ou não a meta e, a partir dos dados obtidos, conseguimos motivar o atleta a superar suas métricas”, finaliza Bottino.

Atualmente, o sensor do Polar Team Pro é um dos menores do mercado, possibilitando o mínimo de interferência na performance dos atletas e o máximo de conforto neste monitoramento. Apesar de pequeno, trata-se de uma verdadeira potência, que integra GPS de alta frequência com um sensor de movimento, Bluetooth e a tecnologia de frequência cardíaca de última geração já conhecida da Polar, com gravação e armazenamento de dados. Esses atributos reunidos entregam as principais informações para que os treinadores obtenham uma compreensão profunda do desempenho dos jogadores, proporcionando a evolução por meio da tecnologia.

Se você é técnico, preparador físico, fisiologista ou diretor de uma equipe esportiva, e tem interesse em conhecer mais sobre o Polar Team Pro, basta entrar em contato com a gente através do email: solutions@polar.com. Que tal contar com dados precisos para fazer aquele gol de placa? ⚽

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

A seguir

Polar Club e Bodytech Transformam Experiência de Treinamento em Academia

Saiba como a rede de academias se utiliza da tecnologia de wearables esportivos no monitoramento de suas aulas, engajando seus alunos no atingimento de suas metas.

LEIA A SEGUIR

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.