facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup

Nossa História: Como os monitores de frequência cardíaca mudaram os esportes de Endurance

Tudo começou em 1977. Nesse ano, o filme Star Wars foi lançado e o punk nascia. E também foi nesse ano que a Polar registrou sua primeira patente e lançou toda uma indústria: a de tecnologia esportiva wearable.

A ideia era simples: desenvolver um dispositivo sem fio capaz de medir sua frequência cardíaca durante o exercício. Apenas alguns anos mais tarde, os monitores de frequência cardíaca conquistaram o mundo dos esportes de endurance e os sistemas de treino com frequência cardíaca mudaram radicalmente a abordagem do treino de resistência.

Corredores, esquiadores, triatletas e ciclistas queriam tornar seu treino mais científico e preciso. O monitoramento da frequência cardíaca trouxe um novo conjunto de métricas para ajudar os atletas de resistência a treinar no nível de intensidade certo, com foco nas zonas de treino com frequência cardíaca.

Hoje, cada vez mais pessoas em todo o mundo estão usando dispositivos inteligentes, e o monitoramento da frequência cardíaca 24 horas por dia é quase tão comum quanto a cronometragem. Já imaginou treinar, ou até mesmo dormir, sem monitorar sua frequência cardíaca?

Uma revolução nos esportes de Endurance

Na década de 1980, o uso de monitores de frequência cardíaca ainda era restrito a atletas de elite. Kalle Rantala, chefe de exposições do Museu dos Esportes da Finlândia, lembra como os monitores de frequência cardíaca revolucionaram o treino de endurance de elite em apenas alguns anos. A possibilidade de monitorar e registrar a frequência cardíaca durante uma sessão inteira de treino ou competição fornecia insights únicos sobre como o corpo de um atleta reagia ao treino e ao esforço. Onde eles estavam exagerando ou pegando leve demais? Eles poderiam ultrapassar seus limites ou estavam à beira do overtraining?

“Um dos pioneiros foi o atleta de orientação finlandês Kari Sallinen”, diz Rantala. “O treinador de Sallinen, Jukka Kalliokoski, creditou a melhora e o sucesso de seu atleta em 1983 ao treino pesado e aos métodos possibilitados pela tecnologia esportiva inovadora. No verão de 1983, Kalliokoski e Sallinen começaram a usar o Polar Sport Tester PE2000, o primeiro monitor de frequência cardíaca sem fio do mundo, que havia sido lançado no mercado no ano anterior. Em 1985, eles estavam usando o modelo seguinte mais avançado, o PE3000, e os resultados não poderiam ser melhores. Sallinen conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Orientação.”

O treino com frequência cardíaca se tornou popular rapidamente. Outros atletas de elite começaram a usar um monitor de frequência cardíaca para orientar o treino e melhorar o desempenho. “Os monitores de frequência cardíaca forneciam aos atletas mais informações sobre o que acontecia com seus corpos durante os treinos e competições, e os encorajavam a continuar lutando contra a fadiga”, afirma Rantala. Naquela época, o astro do triatlo finlandês Pauli Kiuri relatou os benefícios de uma maneira simples quando disse: “Em algum momento durante sua corrida, você tem a sensação de que não pode dar nem mais um passo. Mas se sua frequência ainda for de apenas 160 bpm, você só precisa acreditar que pode sim!”

“Em algum momento durante sua corrida, você tem a sensação de que não pode dar nem mais um passo. Mas se sua frequência ainda for de apenas 160bpm, você só precisa acreditar que pode sim!”

Pauli Kiuri, triatleta finlandês.

Monitoramento cardíaco 24 horas por dia

No início da década de 1990, a ideia de monitoramento contínuo da frequência cardíaca 24 horas por dia começou a ganhar força. Kalle Rantala conta como outro atleta, Timo Karppinen, usou um monitor de frequência cardíaca por seis semanas inteiras, parando apenas para carregar o dispositivo. “Entre os praticantes de orientação, todos sabiam que Karpinnen gostava de passar as noites com seu laptop, analisando e estudando seus dados de frequência cardíaca registrados por um monitor de frequência cardíaca Polar. O objetivo dele era conhecer ao máximo as reações de seu corpo”, lembra Rantala.

“Eu queria acompanhar a variabilidade da minha frequência cardíaca durante um período de 24 horas e estudar seu efeito no meu desempenho. O único fator limitante era a irritação do dispositivo na minha pele”, diz Timo Karppinen.

De acordo com Rantala, Karppinen usava os dados do monitor também para analisar desvios nas frequências cardíacas durante a prática de orientação em treinos e competições. Com a pesquisadora Raija Laukkanen, ele chegou à conclusão de que o desvio padrão dos batimentos cardíacos é uma ferramenta útil na avaliação do desempenho esportivo e da orientação. O artigo deles “Heart Rate Analysis in Orienteering Training and Competitions Before and During WOC 1993” é um exemplo de como os monitores de frequência cardíaca revolucionaram o estudo dos esportes de endurance de maneiras inovadoras. Enquanto os desempenhos em campo antes eram analisados principalmente com base em fatores externos, a invenção do monitor de frequência cardíaca sem fio abriu uma janela para dentro, em todos os lugares.

Série Polar Pacer: De um monitor de frequência cardíaca a um sofisticado relógio de corrida

O monitoramento da frequência cardíaca 24 horas por dia enfim chegou aos consumidores. Em 1996, a Polar lançou o Polar Pacer, um dispositivo sem fio que fornece monitoramento preciso e contínuo da frequência cardíaca. O dispositivo ajudava os usuários a permanecerem na zona-alvo certa e a se exercitarem de maneira segura, eficiente e eficaz.

Os monitores de frequência cardíaca sem fio já evoluíram muito de lá para cá. Hoje, a série Polar Pacer não é apenas um monitor de frequência cardíaca, mas um relógio poderoso que concentra tudo o que sabemos sobre corrida. Seus recursos exclusivos combinam a frequência cardíaca com uma variedade de métricas, como potência e ritmo, para personalizar a orientação durante o treino e fornecer informações sobre o sono e a recuperação.

Tem interesse em saber tudo o que a série Polar Pacer pode fazer? Confira os novos Polar Pacer e Polar Pacer Pro.

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

A seguir

Tudo o que você precisa saber sobre o Teste de Performance de Corrida

Teste seu desempenho na corrida diretamente pelo punho e personalize sua zonas de frequência cardíaca, velocidade e potência.

LEIA A SEGUIR

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.