facebook instagram pinterest search twitter youtube whatsapp linkedin thumbup
Foam rolling session

É assim que nos recuperamos – Liberação miofascial com rolo

A liberação miofascial com rolo é um método eficaz de recuperação ativa e de cuidar do seu corpo quando você precisa de uma folga dos treinos.

Não há auto massagem mais profunda, barata e eficiente do que você mesmo utilizar um rolo de espuma para liberação dos músculos. Embora possa facilmente ser uma das técnicas de pré-treino mais subutilizadas para ajudar em dores musculares, seus benefícios são muitas vezes esquecidos em dias de descanso ou durante a folga dos treinos de musculação, corrida, ciclismo, natação e outros.

Se você estiver planejando uma folga do seu regime de treino, esta é uma oportunidade incrível para fazer a espuma rolar! No dia de descanso, quando você planeja passar algumas horas relaxando no sofá, em vez de correr por quilômetros ou exercitar-se na academia com seu relógio fitness, utilizar o rolo por alguns minutos ao dia garantirá que o ácido láctico não se acumule em seu músculos quando você estiver mais sedentário.

Você poderá massagear profundamente os nós e pontos de tensão de longa data em seus músculos, permitindo que seu corpo sinta-se mais conectado.

O que mais? Você perceberá melhoras na flexibilidade, ficará mais relaxado porque seu corpo não estará tão rígido (melhor fluxo sanguíneo e circulação) e poderá massagear profundamente os nós de longa data em seus músculos, permitindo que seu corpo sinta-se mais conectado.

Dado que a liberação miofascial com rolo consiste em aplicar pressão em áreas de tensão crescente (ou pontos de gatilho), pode parecer um pouco desconfortável no início. Isso é completamente normal e significa que você deve começar aplicando apenas parte do seu peso corporal enquanto rola (ou seja, use as mãos e a outra perna para controlar a pressão).

Além disso, a massagem com o rolo pode, a princípio, parecer um treino porque você precisa se mover e manter seu corpo em novas posições para atingir os grupos musculares certos!

Vamos “Rolar”

Aqui está minha sessão de liberação com o rolo. Experimente e lembre-se de que fazer uma pausa no treino significa que você tem mais tempo para fazer a espuma rolar!

Ao seguir este guia, atue sobre cada grupo muscular por no máximo 20 segundos. A pressão com o rolo por minutos pode causar lesão à área ao danificar o tecido e causar hematomas.

VIRILHA

isquiotibiais (músculos posteriores da coxa)

Quadríceps

Glúteos

Latíssimo

Parte superior das costas

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam encontrá-la.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter para ficar por dentro.